quarta-feira, 26 de junho de 2013

Aos que nunca fugiram à luta

        Todos saíram a rua. Boom. O Brasil acordou. Eis que esses atos que tomaram o Brasil, conquistou algumas mudanças e demonstraram as suas forças. Mas, e agora, José? Cadê os 100 mil nas ruas? Cadê os perfis nas redes sociais com fotos no Brasil? Cadê os que nunca fugiram à luta?
       “O problema é a falta de foco“, dizem. Mas o problema também já é antigo e conhecido: a crise de representatividade democrática no país. A população vota, o candidato é eleito, a população não cobra e ai, meu caro, o problema só começa. Sair na rua repetindo informações também é um problema: não porque agora todos querem ser politizados, mas porque “ninguém“ realmente sabe sobre o que está manifestando. Então, se todos acordaram e resolveram manifestar suas descrenças políticas, cadê a verdadeira voz do Brasil?
        É como eu li em um texto por aí , o gigante que todo mudo fala que acordou não soube ou ainda não conseguiu arrumar a cama. A questão é que não há nada concreto, lutam por todos os problema de uma vez só e não se “objetivam nada“. Isso porque a ineficiência de prestação de serviços dos nossos governantes, não nos representam. É difícil entender? “Assim a mudança não acontece“, me dizem. Mas será, que se não houvessem os atuais protestos nós estaríamos discutindo o futuro da aclamada nação? Não está correto as pessoas saírem por ai lutando contra a corrupção e todo o mal do Brasil, mas ficar em casa parece ter os cansado. Então qual é a melhor opção?
         Agora que um dos objetivos foi alcançado, parece que a população se calou. Porque? Eles apenas estavam seguindo a massa? Voltaram para o facebook? Resolveram avaliar e esperar mais um pouco sobre as medidas presidenciais? Protestos ainda acontecem por ai, com menor quantidade, mas ainda há pessoas que acreditam em mudanças. Você pode acreditar que isso não vai dar em nada, mas se silenciar já deu? Não estou defendendo os protesto diários focados em tudo e em nada ao mesmo tempo. Estou defendendo as conquistas municipais , estaduais e federais que auxiliem na construção de um novo país. Estou defendendo o foco nacional, a mudança que todos querem ver. Defendo como sempre defendi a mudança individual das pessoas que busquem questionar ao invés de se tornarem repetidores de informação.
         Não precisamos do impeachment da Dilma ou do Alckmin, precisamos de uma reforma política. Não precisamos destruir os comércios locais da nossa própria população, precisamos da transparência de nossas prefeituras. Não precisamos trabalhar 5 meses ao ano para pagar nossos impostos, precisamos de reforma tributária. Não precisamos de fotos de “perfil“, precisamos de ação. Não precisamos acabar com os protestos, precisamos de foco.
         Todos esperam a mudança, mas simplesmente não mudam a si mesmo: copiam e colam, compartilham e “curtem“. É um momento único do Brasil, não devemos apenas deixar passar diante de uma pequena conquista.
         A organização é preciso mais ainda do que os protesto: se informe, estude e debata. Seja a mudança que você quer ser. O Brasil acordou? Difícil dizer. Mas adivinhe só : permanecer como está não resolve também. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos debater.